O
tema abordado pela oficina foi a teoria cinética dos gases, bem como
as transformações que um gás sofre. Para trabalharmos esses
assuntos tivemos que relembrar os conceitos de átomo, moléculas e
os estados da matéria e ilustramos as variações desses estados com
o uso do software PHET.
Ao
abordar a teoria cinética dos gases demonstramos as relações entre
temperatura, volume e pressão de um gás e, novamente, ilustramos
com o uso do PHET como se comportam as moléculas de um gás de
acordo com a variação destas grandezas. O conceito de gás ideal
foi desenvolvido também.
Trabalhamos
a pressão atmosférica com o intuito de trazer exemplos práticos e
significativos para um melhor entendimento dos efeitos da pressão.
Foi realizado uma experiência com o uso de uma lata de alumínio e
aquecedor para demonstrar a força da pressão atmosférica.
A
duração foi de aproximadamente 90 minutos e utilizamos dois
períodos de aula para cada turma. Foi realizado um questionário no
começo da oficina para obtermos os conhecimentos prévios dos alunos
e, após o fim da oficina, o mesmo questionário foi aplicado para
que nós, bolsistas, consigamos verificar se houve progresso nas
respostas dos alunos.
Alunos
observando atentamente a aula.
Uso
do PHET para mostrar a mudança de fase da água.
Uso
do PHET para mostrar a relação de temperatura, volume e pressão.
Bolsistas
de iniciação envolvidos: Júlia Bristot Matos e Júlia Giacomet
Thomazoni.
Escola
atendida: Escola Estadual de Ensino Médio São Caetano.
Turmas
atendidas: 201, 202 e 203.
Número
de alunos atendidos: 66.
Professora
Supervisora: Silvana Roseli Contini da Rosa.
Professor
Orientador: José Arthur Martins.
Texto revisado por José Arthur Martins.
Texto revisado por José Arthur Martins.
Nenhum comentário:
Postar um comentário